quinta-feira, 1 de setembro de 2011



Sistema de
Padronização
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Número:
POP -07
Localizador:
EMAGH–TAE 00
Revisão:
0
Folha:
1/2
TÍTULO: Produzindo textos com manchetes
APROVADO POR: Andréa Jaqueline Data: 29/08/11

  1. Introdução
Este Pop é um recurso no processo ensino-aprendizagem que favorece a construção de textos contextualizados, em que o aluno expõe ideias, argumentos e acrescenta novas informações pertinentes ao assunto.
Este POP foi elaborado pela professora Marizane.

  1. Objetivo
Orientar a técnica produzindo textos com manchetes para que o aluno aprenda a produzir textos coerentes com o título e os itens de uma matéria jornalística (o que aconteceu, com quem aconteceu, quando aconteceu, onde aconteceu, por que aconteceu, como terminou...).

  1. Campo de Aplicação
Aplica-se aos professores da disciplina de Português do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.

  1. Principais passos:
4.1 – Apresentar aos alunos um jornal de circulação na cidade e explicar o que ele contém e para o que serve;
4.2 – Solicitar a um aluno (ajudante do dia) que escolha dentre várias manchetes, aquela que será trabalhada pela turma;
4.3 – Orientar a construção do texto que deve conter informações essenciais à matéria jornalística, registrando o que, com quem, quando, onde, por que e como terminou tal assunto. A construção do texto pode ser individual, em duplas ou em grupos de até 4 alunos;
4.4 – Avaliar cada texto produzido, sugerindo correções, acréscimos de informações e etc.;
4.5 – Realizar a leitura do texto para a turma na frente da sala. A leitura deve ser feita pelos alunos que desejarem.
4.6 – Tecer opiniões sobre as semelhanças e diferenças apresentadas pelos textos.
5 - Recursos Necessários
    1. Jornal (Estado de Minas, Super, O tempo...).
    2. _ Recorte de algumas manchetes.

6 – Cuidados Especiais
- Escolher as manchetes sobre vários assuntos;
- Respeitar o tempo de cada aluno ou equipe no momento de produzir e apresentar o texto em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário