quinta-feira, 1 de setembro de 2011



Sistema de
Padronização
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Número:
POP -01
Localizador:
EMAGH–TAE 00
Revisão:
0
Folha:
1/1
TÍTULO: Literatura de Cordel
APROVADO POR: Vera Lúcia Justiniana Pimenta Moreira Data: 29/06/11
  1. Introdução
Este POP visa contribuir com o ensino-aprendizagem possibilitando que os alunos apropriem-se dos conhecimentos por meio da Literatura de Cordel, que trabalhada de forma lúdica, incentiva os alunos a criarem poesias, poemas e ilustrações.
O POP Literatura de Cordel foi elaborado pela professora Maria do Carmo Adalberto.

  1. Objetivo
Orientar a Literatura de Cordel para que o aluno compreenda a ironia, o humor, a política, os fatos reais e identifique os recursos linguísticos utilizados na produção de poemas populares.

  1. Campo de Aplicação
Aplica-se aos professores do 2º ciclo do ensino fundamental.

  1. Principais passos:

4.1 - Definir para os alunos o que é Literatura de Cordel e Xilograma.
4.2 - Pesquisar a biografia do Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré.
4.3 - Apresentar poemas de cordel.
4.4 - Separar os alunos em duplas, para que juntos possam produzir poemas da vida cotidiana.
4.5 - Ilustrar a capa do folheto dos poemas.
4.6 - Fazer a exposição dos poemas produzidos em cordões aos arredores da biblioteca, para que todos tenham acesso à leitura.

  1. Recursos Necessários:
Folhas de papel ofício.
Colorset.
Lápis de cor.
Barbantes e pregadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário